Fernanda Assef.
DRT 26765 -SP
Atualmente em cartaz com a peça infantil "Era uma vez um tirano", adaptação de texto de Ana Maria Machado dirigida por Bete Dorgam, com o Grupo Prole de Teatro e ensaio seu primeiro monólogo"Des pedaço : para Hypatia ou uma ode à mortalidade".
Como atriz está frente do Grupo Prole de Teatro e participou por 7 anos do núcleo de atores do AP43 com coordenação de Nara Sakarê. É também palhaça voluntária em hospitais na ONG Operação Arco-Íris desde 2015 e locutora pelo Studio Tesis. No teatro foi dirigida por Marcelo Soler, Flavia Pucci, Sérgio Audi, Ricardo Karmann, Bete Dorgam. Sócia-fundadora do Grupo Prole de Teatro, protagonizou os espetáculos "Era uma vez um tirano..." de Ana Maria Machado com direção de Bete Dorgam, “Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues com direção de Flavia Pucci e “Homens de Papel” de Plínio Marcos com direção de Sérgio Audi. Atuou ainda no primeiro espetáculo de Teatro Documentário encenado no Brasil, "De asfaltos e calçadas ou a Lenda do Menino Romeno" dirigido por Marcelo Soler e na peça “O Mercador de Veneza”, nas versões em português e em inglês, com direção de Rodrigo Haddad.
No cinema atuou em 3 video-clipes - entre eles “Vietnam” da banda inglesa Kalima com direção de Donny Correia - e 10 curta-metragens - entre eles “Dois em uma torre” com direção e roteiro de Athanasios Kalogiannis, a co-produção Brasil-Argentina "Dispendioso Amor Morto" de Flor de Castro e “Totem” com direção e roteiro de Donny Correa (Exibido na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo).
Com curso técnico de atriz pela Oficina de Atores Nilton Travesso, com pós-graduação em Direção Teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena e MBA em “Bens Culturais – Gestão, Economia e Marketing em Cultura” pela Fundação Getúlio Vargas, Fernanda é também formada em Comunicações Sociais com especialização em jornalismo pela Universidade Metodista.
Estudou ainda na The Lee Strasberg Theatre & Film Institute e foi aluna ouvinte no Cours Florent em Paris. No Brasil estudou interpretação para cinema com Lais Bodanski e Fernando Leal e teatro com grandes mestres como Marco Antônio Rodrigues, Bete Dorgam, Luzia Carion, Guilherme Sant'anna, Eve Doe Bruce (Theatre de Soleil), Juliana Carneiro, Georgette Faddel, Luah Guimarães, Isabel Setti, Giuliana Simões, entre outros.
Trabalha também como bailaora no Centro de Arte Flamenca Adriana Rabelo, como dançarina e percussionista do Bloco Filhas da Lua e do Coletivo Lunáticas. Além de arte-educadora e professora de teatro de jovens e crianças em um projeto bilingue , e tem experiência como produtora, locutora, repórter de artes visuais e assessora de imprensa .
